O seguinte documento é de autoria da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

São Paulo, 01 de abril de 2013 – A ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apoia a Semana Mundial da Alergia, idealizada pela Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization - WAO), entre os dias 8 e 14 de abril, com o tema “Alergia alimentar - um problema de saúde global crescente”, e desenvolverá ações de conscientização à população no Brasil. A iniciativa da associação em comemorar o evento no País é uma forma de corroborar a importância do movimento internacional e de dar enfoque aos reais problemas de alergias alimentares brasileiras.

A ASBAI irá alertar sobre o principal vilão da alergia alimentar no Brasil: o leite de vaca e seus derivados, além de destacar as alergias provindas da clara de ovo, dos frutos do mar e das sementes. A campanha também apresentará casos globais de alergia alimentar. “O apoio à Semana Mundial é decorrente do fato de a ASBAI fazer parte da WAO, uma aliança internacional de 89 sociedades regionais e nacionais de alergia, asma e imunologia, que promove atividades educacionais e programas de extensão a alergistas e imunologistas em todo o mundo”, explica o alergista Dr. Fabio Morato Castro, presidente da ASBAI.

Rotulagem de alimentos Presente nos principais países desenvolvidos, a rotulagem de alimentos, que discrimina informações sobre os constituintes complementares de um produto industrializado, é uma das importantes pautas do evento. A ASBAI dá os seus primeiros passos para mobilizar o tema junto às agências regulatórias, para que a indústria passe a informar claramente todos os componentes em suas embalagens. O assunto será tema de discussão na campanha.

Diagnóstico A Semana Mundial da Alergia, no Brasil, também trará novidades sobre o diagnóstico de alergia em sua avaliação molecular. Ainda em fase experimental, alguns laboratórios já realizam testes com componentes de proteínas alergênicas para identificar se uma pessoa tem alergia ou intolerância, se é altamente alérgico ou não apresenta indícios de sensibilização.

Tratamentos Duas inovações para tratar a doença estarão, ainda, na agenda do encontro: os autoinjetores de adrenalina e a imunoterapia oral, nova técnica alternativa de tratamento, que utiliza pequenas doses do alimento para o paciente, com aumento gradativo até que se torne tolerante. “Queremos fazer uma campanha para facilitar a importação de adrenalina autoinjetável para tratar adultos e crianças em situação de risco”, afirma o alergista Dr. Nelson Augusto Rosário Filho, Diretor de Assuntos Internacionais da ASBAI.

Mobilização Desde o início de 2013, a diretoria da ASBAI incentiva as regionais de todo o país a desenvolverem diversas ações locais a fim de conscientizar a sociedade sobre os problemas das alergias alimentares, com destaque para o leite de vaca. Durante a semana do evento, cada presidente junto a sua equipe levará a informação para a população local. Ao todo, são 21 regionais participantes. “O objetivo da ASBAI é inserir a Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas, promovida, todos os anos, no dia 7 de maio, pelos especialistas da ASBAI, na Semana Mundial da Alergia realizada entre os dias 8 e 14 de abril”, explica Dr. Fabio Morato Castro.

Índices alérgicos Dados da ASBAI apontam que cerca de 30% da população, em geral, sofrem algum tipo de alergia, sendo que 20% são crianças.

As alergias alimentares acometem 5%, afetando as crianças em sua maioria. “Vamos destacar nesta campanha a alta prevalência de alergia alimentar infantil e o seu crescimento alarmante. Vemos, no Brasil, crianças acima de cinco anos, idade limite em que o organismo geralmente pode reagir contra a alergia alimentar, continuarem com quadros alérgicos e reações graves”, informa Dr. Nelson Augusto Rosário Filho da ASBAI.

Agenda Semana Mundial da Alergia

Data: de 8 a 14 de abril
Local: nos 21 estados em que a ASBAI está presente
Informações: www.asbai.org.br

Sobre a ASBAI A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia existe desde 1946. É uma entidade sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Site: www.asbai.org.br
twitter: @asbai_alergia
facebook: Asbai alergia