O tempo esfria e começamos a tirar as roupas mais pesadas dos armários. O problema é que os cobertores, edredons, casacos e agasalhos de lã, na maioria das vezes, acabam vindo acompanhados de algo bem desagradável e comum: o mofo.

O médico Fabrício Rubens Pires Afonso, mestre em alergia e imunologia, explica: “No litoral, o clima quente e úmido favorece a proliferação de fungos durante o ano inteiro”. Os alérgicos acabam sendo as maiores vítimas e ficam mais suscetíveis a crises quando expostos ao bolor que se forma não só nas roupas, como em ambientes que passam muito tempo fechados, sem iluminação e ventilação.

Para resolver a situação antes que o frio chegue de vez, a consultora de organização pessoal Ana Maria Afonso, da Capital, ensina: Escove as roupas afetadas para retirar os resíduos e deixe de molho de 30 minutos a uma hora em uma solução com água e bicarbonato de sódio (uma colher de sobremesa para cada litro), vinagre branco ou álcool (1 xícara de café por litro de água). Enxágue e lave normalmente com o sabão de uso habitual.

No caso de roupas brancas, utilize solução de água misturada a um destes produtos: bicarbonato, vinagre branco, álcool ou água sanitária (medida inferior à indicada na embalagem). Para as peças coloridas são as mesmas opções menos a água sanitária, que pode ser substituída por um alvejante à base de oxigênio (uma medida por litro de água). No caso do couro, passe um pano seco para remover as manchas. Depois, limpe com outro umedecido em água e vinagre branco. Seque com um pano macio e deixe arejando longe da luz do sol. PREVENÇÃO SEMPRE E como o clima da região é desfavorável, o ideal é prevenir.

Ana Maria destaca que as roupas de couro devem ser guardadas em cabides, sem capas ou sacos plásticos. Periodicamente, retire-as do armário e deixe ventilar em lugar seco e longe do sol. Após o uso, deixe tomar ar antes de guardá-las. Outras medidas são manter as portas dos armários abertas por um tempo, diariamente. “Faça a limpeza das partes internas com vinagre branco diluído em água. Deixe secar bem antes de repor as roupas e fechar as portas. Pedaços de giz escolar ou um potinho com bicarbonato de sódio são desumidificadores eficazes”.

Guilherme Amaral Cavalieri, proprietário da lavanderia Quality Cleaners, explica que não é aconselhável utilizar sacos plásticos para acondicionar roupas em geral. “O produto retém a umidade. Ele é bom apenas para proteger a roupa na hora de transportar”. A exceção para o uso do material é guardar à vácuo, uma alternativa que, para Cavalieri, vale apenas para roupas de cama. “A peça de vestuário, se guardada assim, vai amassar”. O empresário recomenda o uso de capas de pano, como o TNT, por exemplo, quando a intenção é proteger peças mais pesadas.

O tipo de material de que é feito o armário é outro fator que deve ser observado. Quando é de madeira maciça, as chances de problemas com mofo diminuem bastante. “Se tratada da maneira correta antes da confecção da peça, a madeira se adapta às condições climáticas e tem uma durabilidade maior”, esclarece Aldeci Batista do Nascimento, da Marcenaria Anauê. O compensado é uma alternativa mais barata, mais fácil de se encontrar no mercado e também é uma boa pedida se a ideia é prevenir o bolor. Já os mais acessíveis MDF e o MDP (antigo aglomerado) favorecem o surgimento de mofo, se não houver cuidado.