MAIS SAUDE por Adriana Martins

Professor da Faculdade de Medicina da Unimes e responsável pelo Setor de Alergia e Imunologia do Serviço de Pediatria da Santa Casa de Santos, o alergologista Fabrício Rubens Pires Afonso fala das alergias que acometem crianças e adolescentes.

Quais as alergias mais comuns?

A rinite é a doença alérgica mais prevalente entre crianças e adolescentes, geralmente causada por alérgenos domésticos, como ácaros, fungos, baratas e contato com cães e gatos. Outra é a asma. Cerca de 30% dos pacientes com rinite alérgica têm asma e, entre os asmáticos, 70% têm rinite. A alergia alimentar (principalmente ao leite de vaca), dermatite atópica, urticária, dermatite de contato, reação adversa a drogas e a picadas de insetos são outros exemplos.

Quando costumam aparecer?

Em qualquer época da vida. Para ser considerada alergia, o paciente deve ter entrado em contato com o alérgeno mais de uma vez. Estão envolvidos fatores genéticos, hereditariedade (filhos de pais com alergia têm maior chance) e exposição aos alérgenos. O desmame antes do 6o mês de vida pode induzir alergia alimentar pela introdução precoce de proteína do leite de vaca.

É possível falar em prevenção?

Alguns fatores agem como protetores: parto normal e aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, se possível continuado até 2 anos, que mantém uma flora intestinal saudável. É importante evitar exposição aos alérgenos alimentares precocemente (como frutos do mar) e aos domésticos e ambientais, como presença de animais, locais empoeirados e tabagismo materno.

Qual o tipo mais perigoso de alergia?

Aquele que leva o paciente a um quadro conhecido por choque anafilático. Ocorre o edema de laringe com fechamento da glote,insuficiência respiratória, queda de pressão,pulso fino e parada cardíaca e respiratória. Isto pode ocorrer mais pela ingestãode um medicamento, alimentos e por inoculação de veneno de insetos.

Há muitas opções de tratamento?

Primeiramente, se o agente causal for descoberto, a medida a ser tomada é afastá-lo. A conduta a seguir vai depender do tipo de alergia.